Announcement

Collapse
No announcement yet.

O forum toyotistas.com

Collapse
This topic is closed.
X
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Boas, eu descobri os Toyotistas, não através do forum, mas ainda no mIRC, onde havia apenas uns 4 a 5 users, recordo-me do DX-Cup, o Pilotbychoice, balkaum, Rafas...
    Como na altura já tinha um Toyota cá em casa, a conversa no canal logo me levou a entrar no forum, e por aqui tenho ficado após estes anos. Posso dizer que conheci muito boa gente, fiz grandes amigos.
    O forum cresceu de uma maneira que naquela altura poucos poderiam imaginar.. Os 1ºs encontros com 10 carros pouco mais era uma loucura, era para a época o grande sucesso mesmo. Isto cresceu muito e apesar de haver o mínimo de controle, há sempre momentos menos bons, afinal quem está por detrás do monitor que escreve o que lemos são pessoas, não máquinas, muitos esquecem-se quem também erramos e não estamos nisto a toda a hora.
    Com o tempo, vários de nós constituíram família, mudaram as prioridades e deveres, já não se pode dedicar o mesmo tempo que havia anteriormente.
    O forum ainda é uma grande fonte de informação, há muitos que foram e outros que estão para vir. Apesar de criticas ainda vejo isto como uma bela comunidade, há sempre as intrigas e discussões, há os que têm palas nos olhos, os que dizem mal. É aqui e em todo o lado, temos de ser tolerantes e aceitar comentários como os outros aceitam os nossos... Nós não sabemos se gostaram...?!? Nem todos se manifestam na hora acerca disso.
    Vejo este tópico com disseram acima uma especie de "estado da nação" ou Estado do Forum.
    Muitos dizem que era bom o apoio da Toyota Caetano, também concordo, mas a ideia base, e que ainda continua é ser um forum livre e sem obrigações (€€´s) como um clube, tentando sempre ser isento, ao termos apoio directo seriamos uma "filial" da Toyota e quase como dever deixar de ser um critico isento.
    Acerca do off-topic e afins aqui descritos, acho que acima de tudo são as pessoas que escrevem que deviam meter a mão na consciência, há muitos que vêm aqui só para passar tempo, como não têm assunto, sem saber o que dizer carregam em situações completamente desnecessárias...
    Há repercussões, há, já muitos foram banidos, avisados imensas vezes.. mas só assim o forum se mantêm..

Resumindo, acho que apesar e tudo, o forum está bem e tem tudo para continuar cada vez melhor.

Comentar

Bem eu vim cá parar ao tasco por culpa do T-Sport na altura quando comprei o charuto o vendedor hah e tal é o de 90cv e fiquei na duvida perguntei num tasco ali ao lado e o T-Sport mandou-me praqui que era melhor servido e fui!!

Nunca mais voltei ao outro tasco devido as rivalidades existentes entre marcas de facto nunca me agradou aquele ambiente.

Continuando na altura as coisas eram bem diferentes existia mais o espírito de entreajuda aqui no forum. O Sérgio prontificou-se logo a ir comigo ver na estrada se havia os tais cavalos a mais e quais as diferenças entre os carros..
      Cheguei a participar em alguns encontros e conheci vários membros inclusive o Sr Presidente num encontro relâmpago para ter o autocolante do tasco Faroia estou em divida para contigo com juros vai para cima de um dinheirão :D .
      Admito que inicialmente eu era muito mais assíduo havia sempre temas e questões que me motivavam mais mas se calhar é da idade uma pessoa vai envelhecendo e não ligando se calhar a tanta coisa..

Como já foi referido os grupos criados e as rivalidades entre grupos possivelmente ajudaram a desmotivar certas pessoas assim como a aceitação de novas ideias muitas das vezes uma pessoa se vem com uma ideia diferente começa a ser criticado antigamente criticava-se mas de forma construtiva..
      Mas também é certo ao longo deste tempo as pessoas vão mudando, a sociedade no geral tem vindo a tornar as pessoas mais individualistas. Muita gente vêm cá só porque precisa e depois adeus e um queijo até nunca..

Perdeu-se muito o espírito de família que "reinava" quando cá cheguei vi muitos a "desaparecer" outros mais a surgir e acho que é tempo de darmos volta a isto e tornar o nosso cantinho naquele cantinho especial que à muito tem andado escondido.

No que puder ajudar contem comigo!!

Comentar

Honestamente não sei quando me registei mas penso que foi em 2006, tinha na altura um Starlet de 99 que anda ai na garagem dos starlet.

Inscrevi-me porque de facto a Toyota é uma marca que merece um forum próprio pela história que tem de vários modelos e queria partilhar algumas fotos e informações e quem sabe descobrir mais algumas sobre o meu carro ou futuras compras.

Entretanto em 2008 troquei o Starlet por um Auris 1.4 D-4D que tenho actualmente. Infelizmente dada a diminuição evidente de qualidade de vários componentes nomeadamente na última década, encontra-se neste fórum muita informação útil sobre problemas crónicos ou características mais comuns a vários modelos/unidades.

Honestamente atritos aparte (porque até ao momento infelizmente ainda não participei nos eventos nem no forum o suficiente para ter opinião sobre o nível de proximidade das pessoas) acho o forum bem conseguido é um local rico em informação e não me surpreende que não tenha o apoio da SC uma vez que reflecte a partilha de experiências dos clientes com os seus produtos o que implica directamente divulgação de informação útil que permite evitar problemas ou arranjar formas de os resolver, o que nem sempre é bem visto!

O único reparo que faço é o seguinte - o forum não é um sítio onde se resolvem os problemas automaticamente, é um facto, mas como o nome indica, é um forum, e na minha opinião ou se ajuda se se estiver no espírito para tal e for possível, ou então mais vale não pronunciar. Honestamente há situações em que se pode ajudar e nem sempre vejo isso acontecer, e outras em que, dadas as características da questão ou do problema não dá para ajudar em que mais vale não responder principalmente se alguém já disse o mais óbvio que é leva o carro ao mecânico que isso só visto. Não partilho esta opinião como experiência própria felizmente, as questões que fui colocando receberam sempre valiosa ajuda.

Comentar

Boas

Vou deixar aqui umas breves linhas, frisando apenas alguns pontos.
          Vim cá parar em 2009 à procura de um local onde se trocassem ideias e houvessem encontros para conhecer as máquinas e as pessoas por detrás das maquinas.
          Ao inicio posso dizer que o forum me despertou desde logo imenso interesse, e que me ajudou a resolver problemas no meu velhinho DX e que com isso, me proporcionou grandes amizades.
          Tentei dinamizar algum convívio entre membros organizando um pequeno encontro em Ourém e participando na organização do 10º encontro nacional, embora este tenha enveredado por moldes um pouco diferentes que acabaram por não agradar a alguns users.
          A minha participação neste momento é muito reduzida devido à minha vida pessoal e profissional, mas também em grande parte, ao ambiente constante de picardia e bocas foleiras que se vivem no forum.
          Acho que um forum é um sitio que deve promover a entreajuda e a troca de ideias, o que muitas vezes serve apenas para ser motivo de chacota ou para ter respostas um pouco mais "agressivas" para quem tem duvidas.
          Em relação á "nossa" TOYOTA, como é do conhecimento geral, tem-nos decepcionado um pouco. Como um dos contemplados por essa decepção ao adquirir um Auris, tenho admitido que tem muitos "podres" e e concordo com algumas criticas ao mesmo, agora com isso, não passo o tempo a fazer chacota com os demais possuidores do mesmo modelo, mas sim, tenho alertado para alguns problemas com o mesmo, que são do meu conhecimento. Pelas razões óbvias, não abri um tópico a apresentar o meu Auris.
          Espero sinceramente que o forum sobreviva a estes tempos e que se fortaleça, no que puder fazer para contribuir para o mesmo, cá estarei!
          Um especial agradecimento ao Justa pelo seu papel a manter casa arrumada. Falo apenas dele porque é um dos mais presentes. Em relação ao powerPt, acho que tem feito um bom trabalho no site, mas apenas isso, pois ele próprio sabe mais que ninguém que tem "fugido" à responsabilidade dos autocolantes. Entendo que tem a sua vida pessoal, como todos os outros tem, mas acho de mau tom, (chegou a acontecer comigo), as pessoas a comentarem o tópico dos autocolantes, ou a mandar PM's e ele não responder, mas ao mesmo tempo estava a comentar outros post's...
          Não quero de forma nenhuma ferir susceptibilidades nem criar atritos, mas acho que é o momento oportuno para falar destes assuntos.

Cumprimentos a todos!

Svicente

Comentar

e aproveito para dizer , somos " poucos " mas mantemos isto ativo ! :p

Comentar

Peço desculpa por vir aqui outra vez, mas entretanto lembrei-me de um espisódio que espelha bem aquele é para mim o maior problema que existe no fórum actualmente: as divisões e os grupos divergentes que se formaram.

Aqui há uns atrás, um user qualquer que não me recordo quem foi, chamou à minha CE100 de "petroleiro". Face à minha indignação, foi prontamente admoestado por vários user, e essa mesma afirmação condenada. Hoje em dia, amiúde se referem aos modelos a gasóleo como sendo alfaias agrícolas, menosprezando os mesmos em relação a motores a gasolina, modelos desportivos, sendo eles Toyota's ou não.

Podem imediatamente dizer que eu estou sempre a referir-me aos "carros a pilhas" e a atacar os Auris... é verdade, tão verdade como se tratar de uma forma particular que tenho de interagir com o Comandante e mais recentemente o William_1991 como alvos de brincadeiras, que sei que ambos entendem e retribuem. É quase como se fosse uma personagem que criei e que visto para brincar e criar um pouco de riso por estas bandas.

Quando cheguei a este fórum, quase 90% dos users eram donos de CE100's. Agora quem tem uma CE100 é quase tratado abaixo de cão, por ser a gasóleo, facto este que originou o fórum Star Van, para onde muitos dos que aqui paravam foram encontrar um local onde se identificassem mais e ninguém os tratasse mal.

De certa forma, quer-me parecer que se aparecer um user que tenha um AE86, um MR2 ou um Celica, e entre na onda de meia dúzia de "gasolineiros", esses users são tratados como se fossem mais Toyotistas do que um que tenha um Yaris D4D... isto é a minha opinião, perdoem-me se estiver enganado!

Comentar

Onde é que eu já vi isto Terror :assobio

Comentar

Boas a todos,

o meu contacto com o fórum aconteceu por altura da aquisição do quarto toyota cá de casa enquanto procurava informação sobre o modelo que pretendia adquirir.
                  Como user recente que sou não tenho qualquer noção dos primórdios desta casa (acredito que tenham sido entusiasmantes) , no entanto fica, desde já, o meu agradecimento aos fundadores do fórum assim como àqueles que todos os dias dedicam parte do seu tempo (sei que bastante) a fazer com que esta casa se mantenha em funcionamento. Mas, para fazer plena justiça tenho que fazer referencia a um nome em particular que se destaca na minha mente por ser aquele que constantemente vejo a moderar o fórum: Justapor os meus agradecimentos :fixe
                  Apesar de algumas picardias existentes nalguns tópicos considero este um fórum bastante civilizado. E afinal de contas na oposição de ideias é que reside o progresso. No entanto devo ressalvar que alguns membros deviam ser mais humildes e perceber que não é o que entendem de automóveis que os faz mais "homens" que os outros.
                  Subcrevo o ultimo post do Terror. De facto noto alguma discriminação nesse sentido. No fundo é uma manifestação no fórum do que ainda se passa no quotidiano em portugal.
                  Devo ainda dizer que as visitas a este fórum passaram a ser parte do meu dia-a-dia, portanto tem, quanto a mim, qualidades interessantes, e o facto de um dos fundadores abrir este tópico é sintomático de que o fórum ainda não perdeu a chama inicial.

Cumprimentos a todos os Toyotistas
                  Last edited by miguel007; 07-08-2012, 19:37 PM.

Comentar

ora uma boa tarde antes de mais,
                    venho deixarr a minha pequena e modesta opiniao acerca deste nosso "canto".
                    cheguei ca á muito pouco tempo, nao tive o prazer de conhecer este projeto desde o seu inicio, apenas so sei do que ouço falar em momentos nostalgicos por membros mais antigos :)
                    mas vim de encontro a este forum quando comprei o meu primeiro toyota, e como qualquer ser pensante, vai a procura de quem partilhe o mesmo gosto, partilha de informaçao e acima de tudo o gosto pela marca e pela convivencia com os apaixonados desta marca.

acho que no geral o forum funciona com normalidade, ficando a lacuniar um pouco na area de moderaçao por termos apenas um moderador mais ativo. de facto é muito trabalho so para o justa, e como pode la vai levando o barco a bom porto, este merece os parabens.

do meu sincero ponto de vista tenho isto de mal a apontar a conduta do forum:
                    1º- a tentativa por muitos ou alguns membros em denegrir ideias, acçoes e gostos de outros membros
                    2º- como o terror falou e bem, a "separaçao" e criaçao de um alter ego para os carros a gasolina, acho que da um grande mau aspeto á convivencia dentro do forum e a sua conduta.
                    3º- a exagerada "chacina" a quem é novo por ca, as entradas a pes juntos de alguns membros. ainda nao entendi esta conduta por muitos, mas por vezes custa ver e ler, penso que era mais facil nao comentarem quando pensam em partir as pernas a alguem,
                    ha membros que se esquecem que isto é um FORUM: espaço de discussao publica. e o respeito mutuo deve ser o ponto nº1
                    4º- na realidade atual do forum, fala-se mais de outras coisas que de "toyota" no geral e ha um pouco tendencia de denegrir tudo o que é toyota. por vezes parece que muitos nao gostam desta marca. mas se calhar, o complicado sou eu, nao sei
                    no entanto neste ponto em parte compreendo alguma da critica á toyota, como ja alguem referiu, por a mesma ter perdido o interesse no mundo automobilistico e desportivo, o que tambem leva um pouco ao desinteresse. mas a toyota nao morreu, e os verdadeiros desportivos toyota ainda circulam por este planeta.
                    5º- o tipico de discussoes: a minha é maior que a tua. cada vez se ve mais por cá.
                    6º- as pessoas vao perdendo algum do interesse e a impressao que me da é que preferem conviver mais fora do forum do que dentro, se calhar devido a muitas destas situaçoes

do pouco que vi por ca, por ser um membro recente é isto que penso, agrade ou nao a muitos de voces.
                    mas sao coisas que podem melhorar sem duvida, so é preciso as pessoas (todos no geral) colocarem a mao na consciencia antes de tomarem acçoes e privilegiar as convivencias e amizades , que sao o mais importante que levamos desta vida.
                    saudaçoes TOYOTISTAS :)

Comentar

Originally posted by Cabrita View Post
                      outra coisa é a divisão que por aqui vejo das pessoas neste forum, principalmente por causa de grupos que se criam de combustíveis e parvoíces do género.
                      O que vou dizer não segredo nenhum , já me fartei de dizer isto ao Justa, e a outras pessoas , não devia ser permitido a criação de grupos individualistas no forum , tipo BAD e os outros que se seguiram.
                      No meu ponto de vista , esse tipo de grupos , a principio é giro e tem piada , mas depois acaba-se por entrar em rivalidades e discussões que geram problemas e separam as pessoas , tal como aconteceu aqui.
                      A situação da discriminação já a tinha referido logo na minha 1º resposta a este tópico, apesar de ter um carro a gasolina , sempre disse e continuo com a mesma opinião , que estes grupos que se criaram tipo BADs e etc. , só ajudam na criação de conflitos entre as pessoas , por isso mesmo que eu nunca me identifiquei com nenhum destes grupos , apesar dos convites.

Comentar

Em relação ao "problema" dos autocolantes posso ajudar a despacha-los vou todos os dias aos ctt tratar dos meus envios das chaves, não me custa nada tratar dos envios dos autocolantes. Mas que fique bem assente que não quero ter nada a ver com €€ nem nenhum cargo no forum só me estou a oferecer uma vez que vou todos os dias aos CTT.
                        Arranjem-me envelopes franqueados e os autocolantes e basta dizerem o nome e morada para enviar que eu trato disso sem qualquer stress :fixe

Comentar

Originally posted by DreamerBoy View Post
                          Em relação ao "problema" dos autocolantes posso ajudar a despacha-los vou todos os dias aos ctt tratar dos meus envios das chaves, não me custa nada tratar dos envios dos autocolantes. Mas que fique bem assente que não quero ter nada a ver com €€ nem nenhum cargo no forum só me estou a oferecer uma vez que vou todos os dias aos CTT.
                          Arranjem-me envelopes franqueados e os autocolantes e basta dizerem o nome e morada para enviar que eu trato disso sem qualquer stress :fixe
                          pelo menos desde de 2009 que se anda com este problema que foi quando pedi e paguei os meus e foram ainda muitas mensagens e 2 ou 3 meses a espera de umas letras para encher o carro ..... até pensei eu não os chegar a receber ... só apos PM com outro adm, que nao me lembro quem é que resolvi o assunto

Comentar

Após comprar a Avensis em Maio de 2010 fiz algumas consultas pela net para conhecer um pouco melhor e marca e cheguei ao fórum, desde então tenho seguido este canal de troca de experiência, informação, de convívio e amizades. De mecânica não percebo muito pelo que sou mais espectador do que um participante ativo. Considero que a marca Toyota continua a ser de marca paixões, ou se gosta ou se odeia, quando cheguei ao fórum, já tendo comprado a Avensis pensei "será que fiz uma má opção!?!?", a verdade é que não se falava muito bem dos recentes modelos, no entanto e desde que sou seguidor não têm aparecido problemas de maior com as viaturas da marca, julgo que continua a ser uma marca de confiança. Terá a sua maior lacuna nas motorizações apresentadas e no design que não é muito apelativo, faz no entanto com que sejam intemporais.
                            Também não me agradam as recentes parcerias que a Toyota assumiu, a Toyota terá as suas razões, poderá no entanto ser um fator para perda de mística da marca.
                            Em relação ao fórum considero que é um espaço necessário, bem conseguido, que possibilita e troca de experiências e amizades, parece-me também que existe empenho de quem modera e de quem gere o site nas várias vertentes. Certamente se não estivéssemos a viver esta crise que se abateu sobre os mercados existiram muitos mais encontros, muito mais participação e novos membros.
                            Poderão existir situações em que os novos membros deveriam ser melhor acolhidos e em que as respostas às dúvidas que colocam poderiam ser respondidas com maior moderação. Existem também algumas "picardias", mas isso considero natural, desde que não ultrapasse determinados limites serve para apimentar a discussão.
                            Em relação ao tema do fórum não ser apoiado pela marca, julgo que para continuar a ser um espaço isento não deve existir uma ligação direta entre este espaço e a marca, no entanto sou a favor de que exista cooperação, certamente existirão temas em que se poderá trabalhar em conjunto.

Comentar

Eu dei com este fórum em 2004, numa época em que os Starvan "reinavam".
                              Na altura o fórum tinha muito menos gente e havia muito menos informação. Nessa altura houve muita troca e partilha de informação, o que ajudou a que hoje houvesse muita informação na área técnica e não só. Foi também nesta altura que os primeiros membros começaram a partilhar informação sobre todo o processo de legalização de medidas diferentes de jantes e pneus. (É por isto que quando este assunto surge, poderá haver gente a "reclamar" e dizer para usar o motor de pesquisa do fórum.)
                              O 1º encontro nacional em que marquei presença foi no 4º em que havia cerca de 50 participantes, desde então não faltei a nenhum nacional. Ninguém fazia ideia que no 5º encontro já haveria 75 participantes, quanto mais 200 no 6º encontro!! (Grande Kalu nesta organização!)

Algum tempo mais tarde, troquei o carro comercial pelo G6R. Nessa começaram algumas piadas sobre o diesel vs a gasolina.
                              Quem me conhece sabe que eu sou muito brincalhão e estou constantemente com piadas, e foi por isso que foi criada a B.A.D., tal como anteriormente tinha sido criado um site de Anti-detalhe. Ao longo do tempo fiquei a perceber que há pessoas que não percebiam que eu estava a brincar e não devia ser levado a sério.
                              Como já disse noutro tópico há uns tempos, a B.A.D. foi criada em tom de brincadeira e nunca foi feita com o objectivo de separar as pessoas dentro do fórum. Serviria apenas para mandar umas piadas e algumas vezes criar uns debates interessantes sobre os prós e contras do Gasóleo vs Gasolina. Quem já esteve comigo em encontros e cafés, sabe bem que eu não tenho umas palas na cara e sei reconhecer as qualidades dos carros a gasóleo. Eu sempre achei que o pessoal iria levar na brincadeira o que eu disse, pois era dessa forma que eu encarei todas as vezes que chamavam o meu carro de esquentador, de fogão, etc...

Como disse, nunca tive interesse em dividir o pessoal cá no fórum, pois todos gostamos dos carros da marca Toyota (nem que seja apenas um modelo) e foi isso que nos trouxe até cá!

Ao longo dos anos que cá ando posso dizer que fiz uns quantos amigos, mas também há quem não simpatize comigo. Desde que passei para a equipa da Admin do fórum, digamos que aumentei o número de pessoas que não gostem muito de mim. Uns porque acham que sou pouco flexível, outros porque acham que sou injusto... a única coisa que posso dizer é que há muita coisa na moderação do fórum que passa despercebido aos membros "normais" e isso poderá fazer pensar que somos injustos.

Quanto ao meu trabalho no fórum, tento fazer o melhor que sei e que posso para termos a "casa" limpa e arrumada, mas como não sou perfeito também cometo erros.
                              Se precisarem de algo em possa ajudar já sabem que estão à vontade para me dizer. ;)

Comentar

Eu vim dar com este forum em 2006, através de um outro user (que é pouco ou nada participativo) chamado Pedro Boticas. Inscrevi-me em busca de informação e por gosto à marca, especialmente a um carro: Toyota Supra, fui bem recebido e conheci/travei amizade com muitos membros da casa e ainda hoje os tenho como amigos pessoais, alguns deles chegados.

Quanto ao estado do forum e espero que não me considerem injusto pelo que vou dizer, pois digo-o em relação ao que tive como experiência quando entrei:
                                Está pior e penso que ninguém, nem mesmo a administração se pode "limpar" de responsabilidades, sei que nem sempre fui um user exemplar, mas sempre tentei ser produtivo quando tal era "exigido".

Faróia, ao abrires este tópico, pergunto-me: Onde estiveste nos últimos 3 anos (pelo menos)? Pois nada do que dizes é de agora, quando eu entrei a administração era TODA participativa, actualmente apenas uma fracção diminuta o é. Compreendo que a vida tenha mudado e as pessoas que quando integraram a administração eram malta "despreocupada" nos seus 20 e poucos anos e que agora sejam casados, com filhos, empregos estáveis com uma vida preenchida e que o forum simplesmente tenha passado para 2º plano. É totalmente normal!

Penso que a administração está "adormecida" e só 2 ou 3 moderadores estão acordados e a tentar manter a ordem na casa. Que é feito dos restantes? Vais-me dizer que visitam, lêem mas não participam? Não chega! A administração tem de ter um papel activo! Participativo e que interaja com os users do forum! Parte da moderação vem da presença! E a administração está ausente à muito tempo! Penso que está na altura de renovar a mesma. Nunca esquecendo o trabalho feito pelos actuais, mas tomando em conta o facto de que muitos deles simplesmente já não têm a disponibilidade de outrora para o forum.
                                Antes, como já foi dito, discutia-se a marca, prós e contras de forma objectiva, agora? Agora parece um antro de fan boys, malta que não pode ouvir dizer mal de 1 parafuso Toyota que é logo sacrilégio e devia ser apresentado a um pelotão de fuzilamento! Liga-se mais às brochuras da marca (que faz o seu papel!) do que a algo devidamente justificado, não há lugar a debate! "É assim porque a Toyota diz que é!". Não se questiona e mal de quem o faz!

Não foi este o forum onde me inscrevi!

Tenho 2 Toyotas, e quem me conhece sabe que o meu "amor" pela marca continua e continuará por muito tempo, mas serei pior do que os outros simplesmente porque a marca evoluiu para algo com que não me identifico ou sequer reconheço? A minha paixão pela marca nasceu no que vi nos anos 90 e onde foi isso? Desapareceu! Se a marca mudou, a minha visão da mesma mudou também obviamente. E sei que não sou o único com esta perspectiva.

Antigamente era raro o dia que não aprendesse algo aqui, actualmente é raro o dia em que veja algo de novo.
                                Acho que esta última frase diz bastante do que penso sobre o actual estado do forum.

Comentar

Em processamento...
                                X