Para preservar o bichinho :p
Announcement
Collapse
No announcement yet.
[Recuperação] Projecto AE86 (muitas fotos)
Collapse
X
-
Oi pessoal!
Finalmente há novidades. Já desmontei e montei o diferencial e até ver tá "spot on". Vamos lá ver como se porta domingo no estoril (não vai ser um teste de peso porque em principio vai estar a chover e ele sempre sofre um pouco menos).
O motor também já está +/- afinado tendo muito que trabalhar nos enriquecimentos de combustível em aceleração (baixa rotação é onde tenho mais dificuldades em andar com o carro) e algo para trabalhar também nas árvores de cames.
Finalmente arranjei um tempo para o levar ao banco para ter uma ideia dos números... e aqui estão os resultados.
Não sei se já escrevi aqui no post, mas as cames são umas Kent feitas por medida com 298º de duração (0mm) e 9.4mm de lift.
1.º teste. Ponto máximo a 33º. Pouca detonação em estrada...

Comparativo com o teste anterior, feito com as cames toda 288 e colector de admissão de origem.

Apesar da escassa diferença nos números, cerca de 7 cv, a diferença em estrada é colossal, porque eu nunca consegui andar com os 163 cv das Toda na estrada porque o motor estava a detonar bastante e no banco, não havendo inércia a combater, não havia lugar à ocorrência de detonações.
Depois de fazer o primeiro teste, em que não fiquei surpreendido pelo número obtido, por achar que o banco era já de si optimista (já estava a pensar sair de lá com 180cv na folha), parei um pouco para pensar e talvez o banco não seja tão optimista assim. Simplesmente os valores obtidos no ensaio com as cames Toda é que foi completamente desajustado face ao que se via na estrada.
2.º Teste - Por recomendação do gon, fiz outro ensaio reduzindo 2º de avanço no ponto para ver se o motor perdia muita potência.

Com o motor assim, perdi 2 cv, ganhei 2 Nm's e ganho também alguma margem de segurança no que diz respeito às detonações. O motor andará menos quente e mais fiável. Foram as settings com que deixei a ECU.
Aqui fica o comparativo entre os dois testes que fiz ontem.

Enfim, acho que o número é bom, o binário também não está mau mas talvez ainda haja por onde crescer. Julgo que o material que lá está com mais algumas afinações, principalmente no timing das cames ainda é capaz de ir buscar mais uns 10 cv.
Cumprimentos
Comentar
-
A ondulação no início do gráfico está relacionada com falta de afinação do enriquecimento da mistura ao pisar o acelerador. Eu ainda avisei o operador do banco que iria ter algumas dificuldades, e recomendei que pisasse lentamente até ele sentir resposta do motor e só depois pisar a fundo. Ele tentou... mas não conseguiu.
Com isso afinado fico tudo bem redondo!
Cumprimentos
Comentar
-
Que valores bestiais!!! Ainda impressiona a curva de binario!!! Muito forte acima das 4500rpm!!! :D
Bom trabalho. Esperemos que corra tudo bem nas seguintes afinações... Isso 100% estável (baixas rotações) e a tirar mais 5 ou 7cv que sejam........ muito bom!
Vao sair uns videos onboard no estoril?! :twisted:Last edited by Ginga; 30-01-2009, 19:04 PM.
Comentar

Comentar