Announcement

Collapse
No announcement yet.

[Recuperação] Projecto AE86 (muitas fotos)

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Para preservar o bichinho :p

Comentar

• o k interessa e ganhar

Comentar

• Oi pessoal!

Finalmente há novidades. Já desmontei e montei o diferencial e até ver tá "spot on". Vamos lá ver como se porta domingo no estoril (não vai ser um teste de peso porque em principio vai estar a chover e ele sempre sofre um pouco menos).

O motor também já está +/- afinado tendo muito que trabalhar nos enriquecimentos de combustível em aceleração (baixa rotação é onde tenho mais dificuldades em andar com o carro) e algo para trabalhar também nas árvores de cames.

Finalmente arranjei um tempo para o levar ao banco para ter uma ideia dos números... e aqui estão os resultados.

Não sei se já escrevi aqui no post, mas as cames são umas Kent feitas por medida com 298º de duração (0mm) e 9.4mm de lift.

1.º teste. Ponto máximo a 33º. Pouca detonação em estrada...

Comparativo com o teste anterior, feito com as cames toda 288 e colector de admissão de origem.

Apesar da escassa diferença nos números, cerca de 7 cv, a diferença em estrada é colossal, porque eu nunca consegui andar com os 163 cv das Toda na estrada porque o motor estava a detonar bastante e no banco, não havendo inércia a combater, não havia lugar à ocorrência de detonações.

Depois de fazer o primeiro teste, em que não fiquei surpreendido pelo número obtido, por achar que o banco era já de si optimista (já estava a pensar sair de lá com 180cv na folha), parei um pouco para pensar e talvez o banco não seja tão optimista assim. Simplesmente os valores obtidos no ensaio com as cames Toda é que foi completamente desajustado face ao que se via na estrada.

2.º Teste - Por recomendação do gon, fiz outro ensaio reduzindo 2º de avanço no ponto para ver se o motor perdia muita potência.

Com o motor assim, perdi 2 cv, ganhei 2 Nm's e ganho também alguma margem de segurança no que diz respeito às detonações. O motor andará menos quente e mais fiável. Foram as settings com que deixei a ECU.

Aqui fica o comparativo entre os dois testes que fiz ontem.

Enfim, acho que o número é bom, o binário também não está mau mas talvez ainda haja por onde crescer. Julgo que o material que lá está com mais algumas afinações, principalmente no timing das cames ainda é capaz de ir buscar mais uns 10 cv.

Cumprimentos

Comentar

• Tem power!!! Excelente trabalho :fixe

Comentar

• A ondulação no início do gráfico está relacionada com falta de afinação do enriquecimento da mistura ao pisar o acelerador. Eu ainda avisei o operador do banco que iria ter algumas dificuldades, e recomendei que pisasse lentamente até ele sentir resposta do motor e só depois pisar a fundo. Ele tentou... mas não conseguiu.

Com isso afinado fico tudo bem redondo!

Cumprimentos

Comentar

• Que valores bestiais!!! Ainda impressiona a curva de binario!!! Muito forte acima das 4500rpm!!! :D

Bom trabalho. Esperemos que corra tudo bem nas seguintes afinações... Isso 100% estável (baixas rotações) e a tirar mais 5 ou 7cv que sejam........ muito bom!

Vao sair uns videos onboard no estoril?! :twisted:
              Last edited by Ginga; 30-01-2009, 19:04 PM.

Comentar

• Curva bastante suave, parece-me um bom setup, parabens :D

Comentar

• Que poder!!!Esse teu AE86 está um verdadeiro bicharoco ó Pardal!!!:fixe

Comentar

• 170cv num 1.6 NA parece-me bem!! :D

Comentar

• Originally posted by JustaPor View Post
                      170cv num 1.6 NA parece-me bem!! :D
                      Tendo em conta que é um motor com mais de 20 anos, eu acho estrondoso!!!

Comentar

• Sim, haverão vídeos se tudo correr bem.

170cv já é de facto um bom valor para este motor. Mas há mais para vir, espero eu!

Comentar

• sem subir muito de rotação?

Comentar

• Em princípio sem ser preciso subir muito de rotação. A ver vamos.

Neste momento o corte está às 8700 (soft cut) e depois 8900 (hard cut).

Cumprimentos

Comentar

• No comments! Parabéns.

Comentar

• Vídeo do Track day de 1-2-2009

[media]http://www.youtube.com/watch?v=mZDo_yeBY7E[/media]

Cumprimentos

Comentar

Em processamento...
                                X