Announcement

Collapse
No announcement yet.

[Projecto] MR2 2ZZ-GE

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

-edit_2-

Já agora, que configuração propunhas para silenciar um 2zz num mr2 sem prejudicar os benefícios dum escape superior ao original?

Comentar

Originally posted by scorcher View Post
      Desculpa por ter de refutar o teu texto logo pela primeira frase, mas esta afirmação não tem sentido nenhum.. é que o conceito de "escape menos restritivo possível" é válido sim mas para sistemas de indução forçada (turbo).

Em motores atmosféricos não podes aplicar essa regra devido precisamente ao elevado cruzamento de válvulas usado para gerar cv´s extra apartir desse tal "vácuo" que "puxa" a mistura mais depressa como referiste, caso não apliques uma restrição (back pressure, ou traduzindo, pressão no escape) ideal à saída das janelas de escape, esse tal vácuo originado pelo pulsar do motor além de ajudar a puxar a mistura para o interior dos cilindros, vai também continuar a puxa-la para dentro do próprio escape prejudicando assim a eficiência do motor.

Quanto ao peso, eu não considerei o motor por ele ser uma componente onde não tens grandes alternativas a melhorar no swap, a não ser que troques o volante de motor e pouco mais. Mas considerando esses 20kg, eles estão localizados próximos do centro de gravidade (é um mr2), e como representam aprox. 2% do peso total do carro não acredito que vão influenciar a dinâmica do carro ao ponto de se tornar um "cu pesado".
      Errado! Até porque nos sistemas turbo, o caudal é "normalizado" pela turbina, o que faz com que deixe de fluir por impulsos mas sim num caudal contínuo, do downpipe para a frente. Logo num sistema de turbo podes utilizar um diâmetro maior pois a própria turbina tende a imprimir velocidade nos gases. O dimensionamento é de longe mais crucial num motor atmosférico. Pensa assim, não é à toa que os carros turbo são mais silenciosos.

Em relação ao cruzamento de válvulas, isso que dizes não acontece se a distribuição estiver bem afinada, pois o cruzamento tem uma duração pré-calculada em graus em que as válvulas estarão abertas, essa duração é calculada em função do volume de gases que o motor tem de expulsar, quando estes gases forem expulsos a válvula de escape fecha, se não fechar é porque tens problemas de distribuição (a came está atrasada).

Quanto à dinâmica, o escape está longe de estar no centro de gravidade do carro. sobretudo porque está atrás do eixo, e 2% de peso a mais, faz diferença, não é à toa que os projectores do carro lhe dão tanta atenção, já para não mencionar que quanto mais longe do centro de massa estiverem pior, pois aumenta o momento proveniente dessa massa extra. Quanto mais equilibrado o carro estiver, mais "amigo" será no limite, isto é ainda mais agravado num carro de motor central. Provavelmente há mais locais para tirar peso do motor, principalmente nos periféricos (apoios, etc...) de forma a compensar isso. É uma questão de se olhar com mais atenção!

-edit_2-

Já agora, que configuração propunhas para silenciar um 2zz num mr2 sem prejudicar os benefícios dum escape superior ao original?
      Não o silenciaria, não vejo qual é o appeal de ter um carro modificado que não faz sequer um roncozito para o dono curtir, mas se metesses tubo com parede mais grossa, provavelmente irias atenuar algumas vibrações e o carro não ficaria com um som tão metálico. O contra é (claro) o peso.

Comentar

Originally posted by Darkness View Post
        Errado! Até porque nos sistemas turbo, o caudal é "normalizado" pela turbina, o que faz com que deixe de fluir por impulsos mas sim num caudal contínuo, do downpipe para a frente. Logo num sistema de turbo podes utilizar um diâmetro maior pois a própria turbina tende a imprimir velocidade nos gases. O dimensionamento é de longe mais crucial num motor atmosférico. Pensa assim, não é à toa que os carros turbo são mais silenciosos.

Em relação ao cruzamento de válvulas, isso que dizes não acontece se a distribuição estiver bem afinada, pois o cruzamento tem uma duração pré-calculada em graus em que as válvulas estarão abertas, essa duração é calculada em função do volume de gases que o motor tem de expulsar, quando estes gases forem expulsos a válvula de escape fecha, se não fechar é porque tens problemas de distribuição (a came está atrasada).

Está visto que não nos entendemos em conceitos básicos aplicados à performance, o que te posso fazer em vez de estar aqui a bater texto é ir com o carro ao banco de potência e ver se acusa mais ou menos potência que os 192cv originais.

Quanto à dinâmica, o escape está longe de estar no centro de gravidade do carro. sobretudo porque está atrás do eixo, e 2% de peso a mais, faz diferença, não é à toa que os projectores do carro lhe dão tanta atenção, já para não mencionar que quanto mais longe do centro de massa estiverem pior, pois aumenta o momento proveniente dessa massa extra. Quanto mais equilibrado o carro estiver, mais "amigo" será no limite, isto é ainda mais agravado num carro de motor central. Provavelmente há mais locais para tirar peso do motor, principalmente nos periféricos (apoios, etc...) de forma a compensar isso. É uma questão de se olhar com mais atenção!

O 2% são os tais 20kg que disseste que o 2zz tinha mais, o escape volto a afirmar que não é mais pesado que o original.

Não o silenciaria, não vejo qual é o appeal de ter um carro modificado que não faz sequer um roncozito para o dono curtir, mas se metesses tubo com parede mais grossa, provavelmente irias atenuar algumas vibrações e o carro não ficaria com um som tão metálico. O contra é (claro) o peso.
        Pronto, mas se a intenção é silenciar e circular com o carro sem grande receio de ter problemas com a polícia, não podes dizer que os colectores e linha estão mal projectados quando cumprem com os objectivos.

Videos para breve..

Comentar

Foste o primeiro Toyotista a começar um projecto deste nível. :fixe
          Obrigado pela partilha do projecto.
          Vai colocando as actualizações.

Boa sorte na continuação projecto!

Comentar

Está visto que não nos entendemos em conceitos básicos aplicados à performance, o que te posso fazer em vez de estar aqui a bater texto é ir com o carro ao banco de potência e ver se acusa mais ou menos potência que os 192cv originais.

O 2% são os tais 20kg que disseste que o 2zz tinha mais, o escape volto a afirmar que não é mais pesado que o original.

Pronto, mas se a intenção é silenciar e circular com o carro sem grande receio de ter problemas com a polícia, não podes dizer que os colectores e linha estão mal projectados quando cumprem com os objectivos.

Videos para breve..
            Não são conceitos aplicados à performance, é física ou mecânica de fluídos para ser mais exacto. Não digo que o carros não acuse os 192cvs, pois por norma os escapes do fabricante são bastante restritivos, nem que tires um pouco dessa restrição, se não ganhares, decerto que também não perdes, mas a diferença entre ter os 192 ou talvez mais alguns, ai sim, a comparação não é com o original como disse, é o que tens com o que podias ter.
            O peso do escape, não o sei, talvez nem quem o fez saiba, pesaste? Divulga os dados e poderei dar uma resposta informada, mas a diferença de peso entre motores é real, e faz diferença, quer digas que sim ou que não.
            Se a intenção era essa, mesmo assim poderia ser diferente, mas já vi que não estás aberto a opiniões, ou sequer em partilha de conhecimento. Por isso não vou opinar mais sobre isto.

Comentar

Eu sei bem o que estás a dizer, também tive cadeiras dessas mas não me peças para descrever matematicamente a formula que usei para projectar o escape.. tens imensas variáveis a considerar, e não podes simplesmente aplicar conhecimentos básicos de termodinâmica e mecânica de fluídos sem ajustar antes a teoria ao que estás a analisar.

Aguarda então pelo resultado do teste para tirar a conclusão, a minha estimativa aponta para um incremento na ordem dos 15cv (electrónica stock). Caso consideres pouco e entenderes que és capaz de desenvolver um escape melhor, então podes dedicar-te a isso porque vais ter sucesso.

Novamente, eu quando disse que a traseira dificilmente ia ficar mais pesada foi sem considerar o motor por não ser uma variável na redução do peso, já que sem motor o carro não anda..

Para acabar esta troca de "opiniões", eu já te pedi alternativas ao que fiz que fossem de encontro com os objectivos mas ainda não avançaste com nada.. disseste que o colector era longo/complexo e mostrei-te deles específicos feitos por profissionais da área ainda mais longos mantendo a mesma configuração 4-1.

De qualquer maneira já aqui tenho videos feitos pelo dono do carro para teres noção do resultado final, são apenas testes, o motor ainda não está a 100%.

Comentar

Comentar

Comentar

Comentar

Comentar

Comentar

Eu sei bem o que estás a dizer, também tive cadeiras dessas mas não me peças para descrever matematicamente a formula que usei para projectar o escape.. tens imensas variáveis a considerar, e não podes simplesmente aplicar conhecimentos básicos de termodinâmica e mecânica de fluídos sem ajustar antes a teoria ao que estás a analisar.

Aguarda então pelo resultado do teste para tirar a conclusão, a minha estimativa aponta para um incremento na ordem dos 15cv (electrónica stock). Caso consideres pouco e entenderes que és capaz de desenvolver um escape melhor, então podes dedicar-te a isso porque vais ter sucesso.

Novamente, eu quando disse que a traseira dificilmente ia ficar mais pesada foi sem considerar o motor por não ser uma variável na redução do peso, já que sem motor o carro não anda..

Para acabar esta troca de "opiniões", eu já te pedi alternativas ao que fiz que fossem de encontro com os objectivos mas ainda não avançaste com nada.. disseste que o colector era longo/complexo e mostrei-te deles específicos feitos por profissionais da área ainda mais longos mantendo a mesma configuração 4-1.

De qualquer maneira já aqui tenho videos feitos pelo dono do carro para teres noção do resultado final, são apenas testes, o motor ainda não está a 100%.
                          É claro que não podem ser aplicadas directamente, daí eu dizer que tens de dimensionar para a aplicação pretendida.
                          Devo dizer que também pensei que o objectivo fosse algo mais "Hardcore".
                          Quanto a alternativas, porque não utilizar silenciadores independentes com 2 tubos secundários? Isto permitiria ter o colector virado directamente para baixo, com silenciadores mais pequenos, ficava mais compacto e de certeza mais leve.
                          Quanto aos vídeos, parece-me normalíssimo tendo em conta o swap, o que já é bastante bom, nunca fui contra o projecto, já disse por várias vezes que esse é o motor ideal para apimentar o ZZW30, simplesmente para além de pensar que ia noutra direcção, também teria outra abordagem, com uma filosofia diferente.

Comentar

Entendo, no inicio posso também não ter sido esclarecedor quanto à direcção deste projecto, mas isto é um carro para ser usado no dia a dia.. e estar apto a puxar sem receio de levantar demasiada atenção..

Fui forçado a optar por uma configuração com um ressonador e panela final silenciadora ambos de um tamanho generoso devido em parte a essa situação.. para beneficiar o conforto em longas viagens (AE e afins) sem prejudicar os ganhos dum escape menos restritivo tive de encontrar um equilibro entre silêncio, performance e custo final. Podes achar que está sobredimensionado mas foi necessário usar panelas desta dimensão para o rapaz dizer "está no ponto".

Quanto a filosofias, a minha também é mais purista.. não sei se conheces o meu projecto, um 200sx s13 rb30/26dett, podes ver aqui: 200sx s13 RB30/26DETT - scorcher Imports

Comentar

Esse MR-S ficou com um som.... :babado

Também quero... :babado :babado

Parabéns! :fixe

Comentar

Só para vos calar com a conversa do peso do motor, a diferença entre os 2 motores é de 13 Kg sendo que o 2ZZ-GE pesa 115 Kg e o 1ZZ-FE pesa 102 Kg. De resto gostei muito do vosso paleio mas não percebi a ponta de um corno! :lol :lol :lol
                                Se quiseres um documento da Toyota sobre o desenvolvimento do 2ZZ-GE ó scorcher, manda-me uma mensagem privada com o teu mail que eu mando-te isso. Grande projecto! Estou a curtir bué! Continuação de boas afinações! ;)

Comentar

Em processamento...
                                X