Announcement

Collapse
No announcement yet.

[Debate] Essa cena do Corolla ter acabdo no E11...

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Do ponto de vista que quem mete de lado todas estas preciosidades tecnicas, também não se entende muito bem esta posição de "velhos do Restelo"

O E12 é um carro bastante superior aos seus antecessores, para aquilo que foi criado. Para quem como eu passa a vida com o pedal da direita enterrado no tapete, o caracter previsivel e extremamente amigo do condutor do E12 (já o E15 com a taragem um pouco mais dura de suspensões e pneumáticos de tamanho excessivo muda isso um pouco) serve-lhe perfeitamente.

Na realidade, muito calafrios causaram os E9 e E10 que conduzi. Nunca nada de semelhante aconteceu no E12. A suspensão traseira de 3 braços com estrutura Macpherson não servia ali, e apoio a sua abolição.

Comentar

• Se leste tao bem este topico nao percebes.te que o que se debate é a suspensao independete ser superior ou eixo rigido e nao se o eixo rigido é mais que suficiente para o dia.a.dia ou nao, ou se é mais barato, fala.se apenas em perfomance e sem olhar a preços.

Comentar

• Desculpa lá insistir no assunto mas semi-independente ainda se poderia chamar (apesar de não ser consensual) agora independente creio ser completamente incorrecto.
        Numa suspensão com eixo de torção, cada acção numa roda tem influencia directa na outra. Logo não é independente.
        Não entendo também como dizes que é superior no controlo do camber.
        Last edited by miguel007; 26-10-2012, 15:18 PM.

Comentar

• o facto de a malta ser mais nova quando andava nos E9/10/11 e depois passar a conduzir E12 se calhar também ajuda à sensação de segurança. (não se abusa tanto :lol )

Comentar

• Sobre o controlo do camber:

A suspensão de 3 braços com Macpherson dos antigos Corollas varia o camber durante o curso da suspensão.

Numa suspensão de eixo de torção cada acção de uma roda não tem influencia na outra até a elasticidade do eixo ser esgotada, o que era replicado pela barra estabilizadora nos antigos Corollas. (2 pontos)

Se é suficiente para o dia a dia... qualquer uma seria... o meu ponto é que em condução rápida prefiro 1000 vezes a tendencia mais participativa (e direccional) de uma suspensão de eixo de torção (noutras palavras... a capacidade de girar a traseira com o pé direito) que a a antiga.

O pináculo disto era no AE92. De origem tinha a taragem de mola que os E9 mais mundanos deviam ter. Depois o caracter mais intempestivo... tinha aderencia até um limite relativamente maior que a propria frente (é um carro subvirador, coisa que eu abomino) para depois causar derivas bruscas.

O peso da suspensão era também considerável.

Para além disto tudo, é muito bonito vir a um fórum dizer que a suspensão mais complexa é a superior e etc etc... esquecendo que o único ambiente onde poderia realmente ser superior seria numa aplicação em pista com um curso bastante reduzido.

E resta-me dizer, ou melhor, perguntar se aqueles que dizem que o E12/E15 tem uma suspensão assim tão má... e que não é independente, já notaram algum ressalto da roda interior em curva quando a exterior apanha uma irregularidade?

Só por curiosidade:

A Renault só passou a ter um carro decente para Rallies em terra com o lançamento do Clio RS ... que "voilá" tem exactamente o mesmo esquema de suspensão...

Comentar

• Boas, por acaso alguem tem ou já testou os corollas E15? gostaria de ver aqui alguma opinião em relação ao que falam aqui de comportamento do carro em estrada.

Comentar

• O E15.. tenho um... juntamente com um E12 e já tive E9's (incluindo AE92).

O E15 é um E12 mais crescido e mais duro. Muito semelhante em ambos os casos.

A traseira do E15 parece-me, apesar de tudo, mais solta.

Comentar

• Originally posted by Rallyus View Post
                  O E15.. tenho um... juntamente com um E12 e já tive E9's (incluindo AE92).

O E15 é um E12 mais crescido e mais duro. Muito semelhante em ambos os casos.

A traseira do E15 parece-me, apesar de tudo, mais solta.
                  Boas, ando com ideia de trocar o meu xli e não sei se vou para o corolla ou auris, o chassi do E15 é igual ao do E12?

Comentar

• Vou-te ser o mais honesto:

Em termos de esquema de suspensãoainda nem olhei debaixo do Auris para ver as diferenças ainda.. Agora o chassis per se é bastante diferente. O E12 já apresentava uma rigidez estrutural muito superior aos seus antecessores (que não eram nada de especial, diga-se de passagem). O E15 pela arquitectura da estrutura tem tudo para ser ainda mais rígido, no entanto a olho nú não te sei dizer uma coisa dessas.

Voltando à discussão:

Imagem de uma suspensão "não independente", vulgo eixo sólido:

Suspensão traseira independente de eixo de torção (estou a usar a nomenclatura oficial)

Comentar

• Mais uma vez, fala.se em uso de performance, seja pista ou um serrazinha, nao de dia.a.dia, para muita gente o carro ate podia ter 4 tarolos de madeira em vez de uma suspensao...desde que fosse confortavel, para eles era igual, mas nos (muita gente deste forum), que gostamos de conduzir o corolla peca pela eixo rigido, ia ser muito melhor em curva com uma boa suspensao independente.

Eu no celica tenho uns amortecedores que se bem me lembro tem 295.000km ja (a confirmar mas penso que nunca ss trocou armortecedores) e adoro a traseira subviradora dele, basta ir a dar.lhe bem e ele comecar a dar sinais de querer fugir de frente, ou fugir mesmo, basta um peq. toque com o pé esquerdo no travao para ele soltar a traseira e conseguir continuar a puxar por ele, uma qualidade muito agradavel e bastante conhecida pelos cup's e gti's

Comentar

• e adoro a traseira subviradora dele, basta ir a dar.lhe bem e ele comecar a dar sinais de querer fugir de frente, ou fugir mesmo, basta um peq. toque com o pé esquerdo no travao para ele soltar a traseira e conseguir continuar a puxar por ele, uma qualidade muito agradavel e bastante conhecida pelos cup's e gti's

Engraçado mencionares Cups e GTI's que têm suspensão traseira com barras de torção, muito semelhantes em arquitectura a um eixo de torção.

E volto ao uso de performance:

Para mim parece-me mais um argumento de cagada para pessoal que gosta de dizer que anda depressa e que só porque o carro tem eixo de torção na traseira já não conseguem bem tirar o prazer e bla bla bla...

Comentar

• Com isto o que estou a dizer é que se querem esses aurguentos para dizer que E11 e gerações anteriores são melhores que E12 e E15... para mim que faço uso em performance... não cola.

Comentar

• Semelhante e nao igual! E tb nao disse que era bom ou mau, mas sim que adoro o rodar de traseira, gosto como pegas nos pequenos pormenores e distorces o que digo :)

E tb nao disse em lado nenhum que o E12 é melhor ou pior que os E11/10/9 apenas disse mais uma vez que o E12 peca pelo eixo traseiro rigido.

Tb nunca disse que nao teria gozo a conduzir o carro com o eixo rigido, disse sim que o comportamento seria muito melhor com suspensao independente.

Comentar

• A discussão subiu de qualidade de repente a olhos vistos!!

Comentar

• Originally posted by Darkk View Post
                                A discussão subiu de qualidade de repente a olhos vistos!!

Mesmo, pelo menos aparenta que o user Rallyus tem muitos conhecimentos tecnicos :fixe

Comentar

Em processamento...
                                X